Autoconhecimento e algumas dicas para ajudar – Coaching de relacionamentos

O autoconhecimento é um processo que nunca tem fim.

Você sempre terá o que aprender sobre si mesmo, até porque todos nós mudamos muitas vezes durante a vida e estas mudanças trazem novos questionamentos, sentimentos e comportamentos. Às vezes elas nos mudam completamente e precisamos recomeçar a nos entender desde o início. Se você quiser impulsionar este processo e entender um pouco mais sobre quem é agora, pode começar fazendo alguns exercícios de análise, visualização e observação:

Coaching de relacionamentos

  1. Não espere que ninguém lhe diga o que fazer.
  2. Não espere elogios, eles nem sempre são verdadeiros.
  3. Acredite em si mesmo.
  4. Tome atitude.
  5. Registre a cada dia 3 situações positivas e 1 que necessita aperfeiçoar.
  6. Analise estes registros antes de começar o seu dia seguinte.
  7. Os resultados alcançados confrontados com  a  meta dirão se você está no caminho certo.
  8. Estes regstros te ajudarão a conhecer verdeiramente o teu potencial.
  9. Você descubrirá que uma pessoa além de bacana.
  10. Compartilhe as suas experiências, lembre-se que ninguém sabe tudo e passou por tudo.
  11. Recorde sempre que para chegar onde queremos, precisamos das pessoas, assim como elas precisam de você.
  12. Você sempre será útill em qualquer ambiente,  não o será desde que cruze os braços.
  13. Em função daquilo que você conhece de si mesmo, você será muito ou pouco otimista.
  14. O crédito em nós é função dos resultados que conhecemos de nós mesmos.
  15. Aponte sempre os acertos, os erros somente quando necessários.

Coaching de relacionamentos

É importante identificar os fatores que estão te impedindo de elevar sua auto-estima.

Podemos perceber que a auto-estima está baixa quando desenvolvemos algumas características como: insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, incerteza do que se é, sentimento vago de não ser capaz, de não conseguir realizar nada, não se permitindo errar e com muita necessidade de agradar, ser aprovada, reconhecida pelo que faz e nem sempre pelo que é.

Quem é você? Quando alguém nos faz essa pergunta, geralmente respondemos dizendo nosso nome, idade, profissão, onde moramos e duas ou três coisas que gostamos de fazer. Mas é realmente isso o que há de mais importante em nossa própria definição? Todos nós somos, por dentro, muito mais do que esta descrição básica e temos muitas outras características e preferências além destas. A questão é que não é fácil falar sobre elas, principalmente porque sabemos muito pouco sobre nós mesmos. Vivemos tão concentrados no mundo exterior que raramente fazemos uma pausa para olharmos exclusivamente para dentro de nós.

Conhecer a si mesmo traz uma infinidade de benefícios: aumenta o autocontrole, te torna mais seguro, mostra que pontos você precisa mudar ou reforçar, faz você enxergar a si mesmo e o que acontece à sua volta com mais clareza e saber perfeitamente o que quer e o que não quer. Resultado: você se torna mais forte e consciente e passa a respeitar suas vontades e buscar mais daquilo que te faz feliz, pois sabe o caminho e compreende muito bem suas próprias necessidades.

Coaching de relacionamentos

Descubra o que você realmente gosta de fazer

Esqueça sua profissão, as obrigações do dia a dia e os estudos. Pense no que você verdadeiramente adora fazer, o que te diverte e que te deixa animado, relaxado e feliz. Você adora animais? Gosta de cantar? Dançar? Jogar video game? Assistir a filmes de fantasia, cuidar da decoração da casa, praticar jardinagem, fotografar? Gosta de passar o tempo na praia, no shopping, no parque, em casa? Ama comer, viajar, dirigir, andar de skate, jogar vôlei, ler, escrever, ir ao teatro, brincar com crianças, cozinhar, fazer piadas? Anote tudo – tudo mesmo – que você gosta de fazer, sem se preocupar se considera estas coisas importantes ou não. Talvez você descubra que está fazendo pouco daquilo que gosta, ou que anda fazendo escolhas erradas e indo contra o que te faz verdadeiramente feliz.

Coaching de relacionamentos

 

 Gostou do que leu? Meu nome é Letícia e eu sou especialista em Coaching de relacionamentos. Entre em contato comigo e envie sua solicitação com data e horário para que eu possa te apoiar. Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *